quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O pecado e a graça

Deixa eu explicar uma coisa: onde o pecado abundou, superabundou a graça (Rm. 5:20b)
Lindo isso, né?! Também sempre achei. Mas será que você entende a dimensão do que Paulo tava querendo dizer pra gente quando escreveu isso? Eu acho que acabei de entender, e ainda foi mais ou menos.
Assim ó.. essa história começa lá no livre-arbítrio. Como eu já falei aqui antes, Deus deu a terra pra Adão e Eva, e, pra provar que a terra era deles, ele deu junto o livre-arbítrio, deixando até eles escolherem os nomes das coisas que eles vissem (aliás, mais uma palavra estranha pra hoje: cegonha. Fala sério, isso realmente não podia vir da mente super criativa de Deus).
Mas, voltando aqui, vou tentar resumir: Deus deu o livre-arbítrio pro homem usar para fazer o bem, mas satanás cuidou de ensinar a Eva bem cedo que ela devia buscar a independência de Deus, não obedecendo a ele. Aí que Paulo fala lá em Romanos 5 o que aconteceu: pelo pecado de Adão e Eva, que quiseram provar a sua independência de Deus, a morte entrou no mundo e passou a todos os homens – resultado: todos somos pecadores desde sempre, e aprendemos a usar o nosso livre-arbítrio para buscar a independência de Deus. Só pra deixar você com mais peso na consciência, a verdade é que quando buscamos a independência de Deus, criamos os nossos próprios deuses.
(Abrindo um parêntese aqui, a partir disso fica claro que Deus, mesmo sendo o dono de tudo, não criou o mal ou as coisas ruins que os homens fazem. Aliás, uma vez que ele protesta e adverte contra o comportamento ruim, não faz sentido que ele também o provoque. O mal surgiu a partir de um uso indevido do livre-arbítrio).
Então, mas Deus resolveu que não ia deixar barato essa declaração pública de independência, que gerou pecado e se estendeu para o mundo inteiro. Que que ele fez? Mandou seu único filho, JC, pra morrer na cruz por mim e por você. Mas como é que pode, se eu nem existia ainda na época? É assim: na cruz, os braços de JC ficaram estendidos – um apontava para o passado e o outro mirava o futuro, ou seja, um abraço de perdão oferecido para quem quisesse, caracterizando JC como um Redentor. Por meio desse ato foi que Deus se reconciliou com o mundo, lançando perdão pra quem quisesse.
Mas esse sacrifício pelo qual Jesus teve que passar foi também uma demonstração da seriedade que Deus entende o pecado, ao entrar no mundo na pessoa de JC e sofrer a penalidade que nós merecíamos. Isso, porém, mostra a disposição mais fundamental de Deus em relação a nós: o amor. E ele prova isso na cruz (Rm. 5:8). Ele queria estar reconciliado conosco, mas o pecado estava no meio, atrapalhando a santidade. Depois da cruz, o pecado não é mais interferência.
É aqui que entra a superabundância da graça. Paulo fala que assim como por causa de um só homem o pecado (e a morte) entraram no mundo e se estenderam para todos os homens, se pela ofensa de um morreram muitos, quanto mais a graça de Deus, que vem de um só homem, JC, alcançou a todos! (Rm. 5:15). Bem pensado, Paulo! Se Adão, que era só Adão, fez uma coisa desse tamanho, imagina Deus, que é Deus!
Ele continua: se a condenação do mundo veio de uma só ofensa, foi por meio de muitas ofensas que veio a justificação (Rm. 5:16); se pela ofensa de um reinou a morte, quanto mais reinará a vida aos que recebem o dom da graça (Rm. 5:17); se pela desobediência de um só homem todo o resto do mundo é pecador, quanto mais pela obediência de Jesus muitos serão feitos justos (Rm. 5:19); assim como o pecado reinou sobre a morte, a graça reina sobre a vida por causa de Jesus Cristo (Rm. 5:21).
Por isso que, aqui, onde abunda o pecado, superabunda a graça. E a graça vem através da fé em que isso tudo que você leu aconteceu.
Mas não banque o espertinho com Deus pensando: “Ah, mas se é assim, temos que continuar pecando pra que a graça seja mais abundante!” “De jeito nenhum!”, Paulo fala, “estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Rm. 6:1,2)
Só pra deixar claro.

Um comentário:

TEEN UP disse...

AMIGA, LOUVO A DEUS POR VC.LEGAL DE DEUS ESSA PALAVRA.BRIGADA. E QUE ESSE SEJA UM INSTRUMENTO DE DEUS NAS SUAS MÃOS. TE AMO.